domingo, 30 de abril de 2023

Alimentos fermentados

A fermentação é um processo no qual ocorre a quebra da glicose sem nenhum consumo de oxigênio.

A fermentação láctica é assim chamada porque as bactérias que a fazem produzem ácido láctico, que coagula o leite, transformando-o em coalhada ou em iogurte. A fermentação alcoólica é realizada por um fungo unicelular, também chamado de levedo de cerveja ou fermento de padaria, cientificamente chamado de Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é utilizada na fabricação de bebidas alcoólicas (vinhos, cervejas, aguardentes, etc.) e na fabricação de pães (na qual o gás carbônico é o responsável pelas bolhas que tornam a massa mais macia).

O fermento de pão é formado por leveduras — fungos unicelulares da espécie Saccharomyces cerevisiae. Essa levedura é responsável por deixar a massa do pão e de outros produtos mais leve e macia graças à sua capacidade de realizar a chamada fermentação alcoólica.

Na fermentação alcoólica, ocorre a degradação da glicose e a produção de álcool e gás carbônico. É o gás carbônico que se acumula na massa e expande-a, ou seja, deixa-a bem maior que seu volume inicial.

A função do sal na química do pão: controlar a ação dos levedos.

No meu site podem ver a minha experiência em produzir cerveja: jaimerlopes.pt

Exemplos de fermentação selvagem incluem a produção de vinho natural, cerveja, queijo, iogurte e chucrute. Esses alimentos e bebidas fermentados são valorizados por seu sabor complexo e benefícios à saúde, como a presença de probióticos e outros nutrientes benéficos para o sistema digestivo.

Ao fermentar deveremos também ter cuidado para o teor alcoolico que se pode criar que pode ser desejado ou não se estivermos a fazer sumo e não cerveja.

Em breve irei colocar os resultados da minha produção de alimentos e sumo fermentados.